Famílias do movimento sem terra ocupam área de fazenda em Taubaté

Grupo invadiu área no Piracangaguá, às margens da Dutra por volta das 5h. As famílias são de acampamentos de Jacareí e Lagoinha

17 ABR 2017   |   Por Jornalismo  |   14:56
Foto: Talita França/TV Vanguarda
Famílias do movimento sem terra ocupam área de fazenda em Taubaté
Grupo ocupou área de fazenda em Taubaté

Cerca de cem famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a área de uma fazenda nas margens da Dutra em Taubaté nesta segunda-feira (17). Segundo o MST, a ocupação é pela Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária.

O grupo começou a ocupação por volta das 5h em uma propriedade que fica em uma área de empresas no Piracangaguá. Segundo o grupo, a fazenda não tinha uso e por isso foi escolhida pelo grupo.

A última ocupação realizada pelo MST na área foi em 2010. Segundo a organização do movimento, a área tem cerca de 300 hectares e permanece há anos sem uso. As famílias estão montando o acampamento no local e pretendem iniciar o plantio de milho. Além de atividades agrícolas, eles ainda pretendem montar um ponto para alfabetização e capacitação dos ocupantes da área.

A ação é em protesto pela Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, que acontece em vários pontos do país. O objetivo é exigir o assentamento imediato das famílias que vieram de outros dois acampamentos, em Jacareí e Lagoinha.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que chegou a ir ao local, mas como não houve invasão em área da rodovia, não fizeram intervenção. A Polícia Militar está no local acompanhando a ação.

Segundo a prefeitura, uma equipe da Guarda Municipal foi acionada para o local. Sobre a reintegração da área, a administração informou que "nesta terça retornam as atividades e será possível confirmar a situação cadastral da área e avaliar a necessidade de acionar a Secretaria de Negócios Jurídicos para medidas cabíveis", informou por nota.

(Fonte: G1 / Vale do Paraíba)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.