Maioria dos imóveis sofrem aumento de 120% no IPTU em Cruzeiro

Acréscimo será aplicado para 12 mil residências; Cálculo tem como base Código Tributário Municipal

17 ABR 2017   |   Por Jornalismo  |   09:49
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cruzeiro

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca anunciou as mudanças nos valores do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial e Urbano), em coletiva de imprensa na quinta-feira (13). Entre as alterações mais discutidas pela população, está o aumento de 120% para mais de 10 mil imóveis.

De acordo com o chefe do Executivo, há pelo menos 20 anos consecutivos é enviado um projeto de lei para a Câmara que reduz as alíquotas do IPTU no município. No último ano essa medida não foi tomada, sendo assim aplicado o Código Tributário Municipal, lei aprovada em 1997.

As alterações serão:

7 a 8 mil imóveis terão redução de alíquota de 0,8 para até 0,5.

3 a 4 mil imóveis manterão a alíquota de 0,8.

11 a 12 mil imóveis terão aumento de alíquota de 0,8 para até 2,0. Sendo esses, os maiores de 70m²

3 a 4 mil imóveis comercias terão aumento de alíquota de 2,0 para até 3,5.

Em todos os casos a cobrança de cada residência depende individualmente do tamanho da mesma. A assessoria da municipalidade explicou que a base de cálculo do imposto é o valor venal do imóvel, a qual foi reajustada pela inflação de 8,54%, conforme índice oficial do município - IPC/FIPE fixado no exercício de 2016. As alíquotas praticadas sobre a base de cálculo estão previstas no artigo 37 da referida Lei.

Não houve recálculo do valor venal na cidade, o que deve ocorrer durante este ano, já que a Planta Genérica Municipal é defasada também em 20 anos.

Os carnês serão entregues nos próximos dias e o vencimento da primeira parcela será no dia 28 deste mês, e as seguintes todo dia 20. Quem efetuar o pagamento à vista terá 10% de desconto. De acordo com a Secretaria de Finanças da Prefeitura, o serviço de entrega dos carnês será feito pela agência dos Correios. Quem preferir pode imprimir o boleto no site da prefeitura, a partir desta segunda-feira (17). Basta informar o número de inscrição do imóvel
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.