Plano Municipal para gerenciar resíduos sólidos é criado em Lorena-SP

Aprovado na Câmara Municipal o Plano almeja traçar estratégias municipais para esse problema

05 ABR 2017   |   Por Jornalismo  |   15:51
Foto: Divulgação/Portal Brasil

O município de Lorena-SP em parceria com a empresa Ampla Consultoria e Planejamento, especialista na elaboração de planos de saneamento básico, criou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), previsto pela Lei Federal n° 12.305/2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

O planejamento teve início em 2016, com participação de pessoas do município conforme estabelecido no Plano de Mobilização Social, através de Oficinas Técnicas de Diagnóstico que contou com a participação de diversos setores da sociedade.

O Plano tem como objetivo planejar estratégias e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos. De acordo com a Prefeitura de Lorena, através do PMGIRS será apresentado um diagnóstico da situação atual do sistema, com programas, projetos e ações traçados para os próximos 20 anos no município.

De acordo com a pesquisa "Panomara dos Resíduos Sólidos no Brasil" realizada pela Abrelpe, estima-se que em 2015, só no estado de São Paulo foram geradas cerca de 62 mil toneladas de lixo urbano por dia. Desse número aproximadamente 44 mil toneladas diárias foram destinadas à aterros sanitários, o que pode gerar impactos negativos no meio ambiente, como geração de gases que podem ser inflamáveis e provocar fortes odores, poluição proveniente do chorume, líquido produzido pelo lixo, obstrução de cursos d'água próximas ao aterro, entre diversos outros.

 
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.