Vacinação de gestantes e crianças contra gripe começa na RMVale

Campanha foi dividida em três etapas etapas por público-alvo

03 MAI 2018   |   Por Jornalismo  |   23:12
Foto: Divulgação
Vacinação de gestantes e crianças contra gripe começa na RMVale
Vacinação para crianças e gestantes vai até 9 de maio

As crianças e gestantes começaram a ser imunizadas na campanha de vacinação contra a gripe nesta quarta- feira (2) em toda RMVale. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação foi dividida em três etapas por público-alvo determinado.

A primeira parte começou no dia 23 de março e imunizou idosos, profissionais de saúde e população indígena. No dia 2 de maio começaram a ser vacinadas as crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto. No dia 9 de maio, a vacinação se estende para professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

O “Dia D” da campanha de vacinação será dia 12 de maio, quando os postos de saúde funcionarão no sábado, das 8h às 17h e a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A meta é vacinar cerca de 140 mil crianças com idade a partir de seis meses e até cinco anos; 25 mil gestantes e 4 mil puérperas (com até 45 dias após o parto).

Em Taubaté, a campanha conta com apoio de um posto provisório instalado no salão da Igreja Menino Jesus, ao lado da UBS Mais, na Independência. A cidade conta com 20 unidades de saúde que atendem de segunda a sexta feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30. Segundo a prefeitura, 11 postos irão atender em dias específicos, conforme relação abaixo.

UBS Belém (segunda, quarta, quinta e sexta) 
UBS Santa Tereza (segunda quarta e sexta) 
UBS Planalto ( terça e quinta) 
UBS Esplanada (segunda quarta e sexta) 
UBS Registro( segunda, quarta e quinta) 
UBS Piratininga (terça e quinta) 
UBS Estoril (terça) 
UBS Chácaras Reunidas (segunda e quarta) 
UBS Vila São José (terça e quinta) 
UBS São Gonçalo (segunda e quarta) 
UBS Água Quente (quinta)

Já em Jacareí, todas as unidades de saúde estarão participando e aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em São José, as vacinas estão disponíveis em todas as UBS's (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h. 

Etapas da campanha de 2018 
Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde,pessoas com idade de 60 anos e indígenas; 
Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto; 
Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros; 
Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

Casos de Gripe

Taubaté teve quatro casos confirmados de morte por gripe na cidade neste ano: de um bebê de três meses, uma idosa de 70 anos, uma jovem de 20 anos e um rapaz de 19 anos.

De acordo com a Secretária de Saúde, o jovem de 19 anos, morador do bairro Parque Três Marias, em Taubaté, morreu no dia 15 e março na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do San Marino. A criança faleceu no dia nove de fevereiro e a idosa veio a óbito no 16 de fevereiro. Os exames deram positivos para o vírus H3N2, que é uma das variações da influenza.

Em Ubatuba, um bebê de quatro meses morreu com suspeita de gripe na Santa Casa de Ubatuba nesta terça-feira (1). Há outros quatro casos na cidade que estão sendo investigação por suspeita de Influenza.

Fonte: Meon
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.