Serviços de emergência serão integrados em São José

Samu, Bombeiros e PM passarão a funcionar de forma integrada a partir desta quinta-feira. Previsão é que entre 7h às 14h sistema de atendimento apresente instabilidade

26 OUT 2017   |   Por Jornalismo  |   09:20
Foto: Divulgação/Diogo Moreira
Serviços de emergência serão integrados em São José
Copom, em São José, vai centralizar as emergências no Vale

Os serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Corpo de Bombeiros (193) e da Polícia Militar (190) serão integrados nesta quinta-feira (26). Os atendimentos passarão a funcionar no mesmo local: o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), em São José dos Campos.

O município é a primeiro no Estado de São Paulo a ter um sistema unificado de atendimento desses serviços."A medida gera interação e mais rapidez no atendimento ao cidadão, além de tornar o processo mais eficiente, porque o fato de estar fisicamente juntos auxilia em ocorrências mais complexas", destacou o capitão da PM, Arlindo Junior.

O capitão ressaltou ainda que o prédio do Copom passará por reformas para se tornar o 'Centro Integrado de Comando e Controle'. A obra, segundo ele, ainda está em projeto. A estimativa é que seu custo inicial seja na ordem de R$ 29 milhões.

"Essa iniciativa melhora a qualidade no atendimento de cada assistência, além de unir as equipes e integrar treinamentos. Isso facilita e melhora no suporte às ocorrências. Dessa forma, utilizaremos as mesmas tecnologias, o mesmo sistema e teremos uma integração completa", afirmou Fernando Fonseca, diretor da equipe médica do Samu.

Durante a mudança, das 7h às 14h, poderá haver instabilidades no sistema do telefone do Samu 192 nesta quinta-feira. O usuário terá como opção ligar para o número 193, onde haverá um médico de plantão para fazer todas as orientação necessárias.

Atendimento.

De acordo com a PM, entre janeiro e outubro deste ano foram recebidas 1.349.023 ligações, uma média diária de 4.527 chamados na central de São José dos Campos. A unidade atende ocorrências das 39 cidades da RMVale.

Já a central do Samu recebeu, de janeiro a setembro deste ano, cerca de 162 mil ligações do Vale do Paraíba.

(Fonte: OVALE)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.