Atibaia intensifica vacinação contra febre amarela após morte de macac

Prefeitura informou morte de macaco na noite desta quarta (18) e vai ampliar vacinação principalmente na zona rural.

19 OUT 2017   |   Por Jornalismo  |   11:10
Foto: Organização Mundial da Saúde
Atibaia intensifica vacinação contra febre amarela após morte de macac
Atibaia vai intensificar vacinação após confirmação de morte de macaco.

A Prefeitura de Atibaia vai intensificar a campanha de vacinação contra a febre amarela após a confirmação da morte de um macaco pela doença na cidade. Segundo a administração municipal, o principal foco será na zona rural, que vai ser percorrida por agentes de saúde durante o fim de semana.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Atibaia recebeu o resultado do exame que confirmava a morte de um macaco por febre amarela no bairro Cachoeira. O animal foi encontrado morto em 29 de setembro deste ano e foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz para exame no mesmo dia.

Com a confirmação, os bairros Cachoeira e Boa Vista, na zona rural de Atibaia, receberão a visita dos agentes de saúde nas casas para que sejam intensificadas as vacinações, no sábado das 8h às 16h e no domingo, das 8h às 12h.

O Mercado Municipal também receberá um ponto de vacinação, que atenderá nos mesmos horários. A medida, segundo a pasta, é a principal estratégia de prevenção e controle da doença, e também atende as pessoas que não possuem condições de deslocamento.

De acordo com a prefeitura, todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estão aptas para receber os munícipes que desejarem ser vacinados. A cidade também conta com programa de vacinação que acontece regularmente nos bairros.

A vacina é aplicada em dose única a partir dos nove meses de idade, e é contraindicada em pessoas com doenças graves em tratamento, como câncer, lúpus, artrite reumatoide, entre outras.

Os idosos podem ser vacinados desde que estejam saudáveis. Já as pessoas que foram vacinadas anteriormente, devem procurar o posto de saúde com a carteira de vacinação para que a dose seja registrada.

 

Outros bairros

 

A campanha itinerante de vacinação contra Febre Amarela em Atibaia irá priorizar, além dos bairros Cachoeira e Boa Vista, os seguintes bairros ao longo do ano: Esmeralda, Tanque, Paraíso do Tanque, Três Pistas, Jardim do Trevo, Jardim São Felipe, Pinheiral, Atibaia Belvedere, Estância Parque, Estoril II, Maracanã, Rio Acima, Rio Abaixo, Ponte Alta, Parque Real, Estrada dos Pires, Pedreira, Laranjal, Laranja Azeda e Jardim Brogotá.

(Fonte: G1)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.