Aparecida celebra 300 anos da santa com tecnologia, festa e fé

Romeiros poderão visitar cúpula central, revestida com mosaico italiano e que será inaugurada em 11 de outubro; Basílica espera 400 mil visitantes e usará tecnologia para ajudar devoto peregrinando pelo templo

31 08 2017   |   Por Jornalismo  |   10:32
Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida
Aparecida celebra 300 anos da santa com tecnologia, festa e fé
Devido imagem da santa ter sido encontrada no Rio Paraíba, aguá será tema de fundo da festa

 

 

Tecnologia, beleza e espiritualidade. Sem esquecer a fé. Essas serão as características que marcarão a festa dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que terá três dias de festividades em outubro, no Santuário Nacional de Aparecida. São esperados mais de 400 mil visitantes durante a festa, que vem sendo preparada desde 2012.

O pico das celebrações ocorrerá entre os dias 10 e 12 de outubro (terça, quarta e quinta), com a missa oficial às 9h30 do dia 12, celebrada no lado de fora da Basílica, na tribuna Bento 16.

A novena preparatória começará dia 1º de outubro, no Santuário Nacional. O tema da grande festa é: "Senhora Aparecida: 300 anos de bênçãos e de graças".

Pela imagem da santa ter sido encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, a novena terá a cada um dos nove dias a temática da água como fio condutor da pregação.

"Nosso Santuário surgiu das águas e o tema bonito da novena é evocação para um amor ao primeiro Santuário, que é a criação, a terra, água, a natureza", disse dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

NOVIDADES.

Durante a festa, o Santuário inaugurará a reforma da cúpula central, cuja obra de acabamento começou em agosto de 2012 e custou cerca de R$ 6 milhões. A imensa cúpula foi revestida com 2.000 metros quadrados de mosaico feitos sob encomenda na Itália.

Após a inauguração, na noite de 11 de outubro, romeiros poderão visitar a cúpula. Haverá elevadores e escadas, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. O valor da visita será R$ 10 por pessoa. No caminho, serão expostos objetos como mantos de Nossa Senhora usados nos estados do país e porções de água coletada pela Marinhas nos principais rios do Brasil.

Romeiro terá pontos para explorar Santuário em 'realidade aumentada'

Mais de 10 pontos do Santuário Nacional, como a Capela das Velas, terão uma novidade para os visitantes na festa dos 300 anos. Ícones colocados nestes ambientes permitirão o acesso a informações adicionais gravadas em vídeos, áudios ou imagens exclusivas. Segundo o padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário, bastará o romeiro mirar o celular para os ícones e usar um aplicativo para acessar as informações. "O Santuário quer incentivar a acolhida por meio desses mecanismos, como celular e tablet", disse o sacerdote. A meta do Santuário é expandir os pontos de 'realidade aumentada' até o final do ano..

 (Fonte: Xandu Alves / OVALE)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.