Estado desconhece 'municipalização' do Hospital Universitário de Taubaté

Prefeito diz que negocia com governo estadual para voltar a administrar o hospital a partir do ano que vem, mas governo estadual nega a informação: não houve proposta

23 08 2017   |   Por Jornalismo  |   14:32
Foto: Rogério Marques
Estado desconhece 'municipalização' do Hospital Universitário de Taubaté
Ortiz Junior (PSDB), prefeito de Taubaté

Embora o prefeito Ortiz Junior (PSDB) demonstre otimismo em reassumir a gestão do Hospital Universitário a partir do ano que vem, o governo estadual informou não ter recebido nenhuma proposta do município para que isso aconteça.

A informação foi prestada pela Secretaria de Saúde do Estado, que em setembro de 2012 assinou convênio com a Unitau (Universidade de Taubaté) para assumir o hospital, o que ocorreu em 2013.

O posicionamento do governo estadual contrasta com as informações prestadas pela gestão Ortiz nos últimos anos: desde 2014 a prefeitura diz que negocia com o Estado para reassumir o hospital. A reportagem questionou o município nessa terça-feira sobre o fato de o Estado ter negado a existência de negociação, mas não obteve resposta.

Na eleição de 2012, Ortiz foi o único candidato que não defendeu um hospital municipal em Taubaté. Dizia que a saída era concluir a transferência do HU ao Estado. No entanto, quando isso ocorreu, avaliou que o resultado foi negativo: reduziu vagas em hospitais para pacientes da cidade.

No mesmo ano, o governo Ortiz divulgou um dossiê em que atribuía mortes no PSM à negativa do Estado por transferências de pacientes aos hospitais. No fim de 2014 o tucano passou a defender a municipalização do HU, afirmando que isso aconteceria no ano seguinte, o que não se concretizou.

Na eleição de 2016, Ortiz prometeu reassumir a gestão do hospital em parceria com o Estado. Nas últimas semanas, passou a dizer aos vereadores que isso acontecerá no ano que vem. Pediu, inclusive, que eles destinem 50% das emendas impositivas do orçamento de 2018 para esse fim.

(Fonte: OVALE)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.