Moradores do Vale do Paraíba relatam apreensão em Barcelona após atentado

A atriz Mariana Boccara, de Taubaté, estava no local do ataque no momento em que ele aconteceu.

18 08 2017   |   Por Jornalismo  |   10:32
Foto: Manu Fernandez / AP
Moradores do Vale do Paraíba relatam apreensão em Barcelona após atentado
Socorristas trabalham em Barcelona

Moradores do Vale do Paraíba que estão em Barcelona, na Espanha, relatam o clima de medo na cidade após oatentado que deixou 13 pessoas mortas e mais de 100 feridas.

A atriz Mariana Boccara, de Taubaté, estava no local do ataque no momento em que ele aconteceu e procurou abrigo em uma loja. Outras pessoas também entraram no local, onde permaneciam até o começo da tarde, a espera da liberação da polícia para deixar o estabelecimento.

"Foi desesperador, não consigo tirar da cabeça a imagem do carro arrastando as pessoas", conta ele, que estava a metros do local do ataque. "Por coisa de seis passos eu poderia estar lá", disse ela.

A encarregada de restaurante Kédima Furquim, 36 anos, é de Jacareí e mora em Barcelona há dez anos. Ela seguia para uma festa tradicional na cidade quando soube do atentado. Ela, que estava há cerca de dez minutos do local, postou um vídeo em suas redes para tranquilizar amigos e familiares.

"Os acessos estão fechados, os metrôs estão fechados, a Festa de Gracia, que é uma festa famosa para onde eu estava indo, foi cancelada", conta. Kédima conta que estava no metrô quando soube do atentado. Ela deixou o transporte e encontrou os amigos. "Quando vimos a gravidade e tivemos a certeza que era um atentado cada um voltou para sua casa. Eu andando porque os metrôs estavam fechados."

"Barcelona é uma cidade de paz. Não existe insegurança, esse é um triste episódio isolado", relata ela, que conheceu a cidade durante as férias e decidiu ficar em definitivo. "Ma apaixonei", disse. "Não estamos acostumados a essa sensação de pânico, de não saber o que vem depois", finalizou.

Atentado

Uma van atropelou várias pessoas em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas de Barcelona.

As autoridades dizem que 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, algumas em estado grave. O caso é tratado como um ataque terrorista. Dois suspeitos foram presos. Segundo a imprensa local, outro suspeito morreu em uma troca de tiros. A agência do Estado Islâmico afirma que o grupo reivindicou a autoria do ataque.

(Fonte: G1)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.